top of page
Buscar

- Inspiração & Fluir do Tempo -

Salve, Amigos leitores

Desde já, envio meu Fraterno Abraço!


As entrelinhas abaixo foram criadas a partir de uma inspiração que surgiu após uma prazerosa leitura do livro de Stephen Machmanovitch – intitulado “Ser Criativo”.


Desejo ótima leitura e infindas inspirações para todos vocês!

E,..., sempre lembrem:


“Os olhos enxergam mais nos sonhos, do que a imaginação em estado de alerta” Andiamo!

A criação de um simples verso traz consigo uma incrível corrente de energia, coerência e clareza. Exaltação e exultação! Ou seja, gera-se uma espécie de excitação, “descontrole” emocional; ao mesmo tempo em que se experimenta um estado de regozijo. Nesse instante, a beleza é palpável! É viva! Nosso corpo torna-se forte e leve. E a mente parece flutuar facilmente pelo mundo.

Vivenciada como um flash, a inspiração - sem qualquer dúvida -, é uma experiência revigorante. E, o que é mais delicioso, é saber que tal estado físico e emocional poderá prolongar-se por toda a vida!

Da inspiração, surge a improvisação, também chamada de extemporização. Isto é, um sentimento que se encontra “fora do tempo”, da mesma forma que “provém do tempo”. Nesse contexto, é interessante observarmos que o simples ato de falar caracteriza-se pela forma mais simples e natural de improviso. As frases que recitamos durante um diálogo corriqueiro - naquele bom minuto de prosa -, talvez nunca tenham sido ditas. E, além disso, é interessante observar que talvez nunca mais serão ditas daquela forma peculiar.

Portanto, acabamos de improvisar!

“Toda conversa é uma forma de Jazz!”

certa vez afirmou Stephen Machmanovitch.


Todos nós somos improvisadores. E, então, levanta-se uma questão:

O que precisamos para improvisar?

Primeiramente, jamais poderemos esquecer que a improvisação nada mais é que um mágico instante de criação. Depois, deixo aqui um recado:

“Basta seguirmos o FLUIR DO TEMPO e o DESDOBRAR DA NOSSA CONSCIÊNCIA!

À semelhança do músico de jazz, todos nós somos improvisadores e, portanto, CRIAMOS algo!

Durante o processo de criação de uma obra de arte, bem como de um outro qualquer ato criativo, nós passamos por diferentes fases e etapas, das quais, algumas são reveladas ao nosso consciente. Outras, entretanto, permanecerão nos níveis da inconsciência.

Porém, antecipo informações sobre dois momentos distintos deflagrados pelo ato criativo:


1) Momento da inspiração, no qual uma intuição de beleza, de verdade chega ao artista, que sente um envolvimento completo, um arrebatamento, uma absorção. Eis a “luz”! Eis o insight”. Agora, tudo que o rodeia é ignorado por ele. O mundo e o tempo param. Por vezes, sua respiração cessa por poucos segundos, ou então torna-se entrecortada. O coração acelera-se, a pressão sanguínea sobe, o apetite diminui.


2) Momento de "luta", no qual o artista trava uma difícil batalha para que a inspiração mantenha-se durante um intervalo de tempo suficiente para que ela possa – definitivamente -, materializar-se no mundo físico. Isto é, para que o pensamento brotado da inspiração possa tornar-se realidade. Em outras palavras, para que a “beleza” e a “luz” tornem-se reais, seja na tela, seja na música, seja no papel, seja na pedra, seja na cena, bem como, nos corriqueiros atos do dia-a-dia.


Tal como muitas outras sensações de belezas e alegrias, o instante da inspiração também poderá ser fugaz, efêmero. Para que nossa inspiração torne-se algo tangível, ela precisa manter-se no tempo. De fato, criar algo apenas no momento da comunhão com a inspiração, será o mesmo que fazer sexo apenas no momento do orgasmo. Com isso, é necessário que esse estado d’Alma seja mantido. Portanto, é de extrema importância o momento da luta.

É justamente aí que entra o papel fundamental do improviso. Através dele, o insight poderá prolongar-se até que se crie um aspecto homogêneo nas atividades cotidianas. Sem dúvida alguma, o ideal – ao qual poderemos (e deveremos) nos aproximar -, é representado por um contínuo fluxo de revelações e iluminações espontâneas. Ou seja, de inspirações.

No entanto, parece que jamais atingiremos essa meta, pois todos nós sofremos periodicamente variados graus de bloqueios mentais.

Parece! Mas,.., não é!

Devemos nos esforçar para trazer às atividades rotineiras, toda a LUZ, PROFUNDIDADE e SIMPLICIDADE contidas na “MAGIA DA INSPIRAÇÃO”!

A pergunta que paira no ar é:

COMO FAZER ISSO?


Basta levarmos uma Vida Ativa! Sem nos prendermos tanto aos roteiros enfadonhos! E, acima de tudo, fazermos algo sem se preocuparmos com o resultado! Simplesmente porque o “fazer” é, em si, “o resultado”!!!!!! (lindo isso, não é??!!!)

De fato, a música, o teatro, a dança, a pintura, enfim,..., a arte de uma forma geral - é, na verdade-, uma porta à mais completa experiência na vida cotidiana. Mas, não se enganem! A arte propriamente dita não é o “passaporte” à inspiração e toda à sua magia! Mas, a VIDA e todas as suas experiências, com certeza é!


"Gaia Trabalhadores",..., então,..., FAÇAMOS! Pois, o FAZER,... é, em si,...,O RESULTADO! Deixem o TEMPO FLUIR e a CONSCIÊNCIA SE DESDOBRAR! Assim, surge a INSPIRAÇÃO e, por conseguinte, a CRIAÇÃO!


Grande Abraço Fraterno!


Autoria: Gui Vogelsanger




Posts recentes

Ver tudo

O que é o "Inteiro Ambiente"

Chamamos de “Inteiro Ambiente" porque não é apenas um “meio” ou “o meio”. É, em verdade, a interação entre os ecossistemas (conjunto dos componentes bióticos e abióticos que comportam a vida nas regiõ

bottom of page